segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O que é tombamento?

O tombamento é um ato administrativo realizado pelo Poder Público com o objetivo de preservar, por intermédio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.


 O que pode ser tombado?

O Tombamento pode ser aplicado aos bens móveis e imóveis, de interesse cultural ou ambiental, quais sejam: fotografias, livros, mobiliários, utensílios, obras de arte, edifícios, ruas, praças, cidades, regiões, florestas, cascatas etc. Somente é aplicado aos bens materiais de interesse para a preservação da memória coletiva.

Quem pode efetuar um tombamento?

O Tombamento pode ser feito pela União, por intermédio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, pelo Governo Estadual, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado ou pelas administrações municipais, utilizando leis específicas ou a legislação federal.

O ato do tombamento é igual à desapropriação?

Não. São atos totalmente diferentes. O Tombamento não altera a propriedade de um bem, apenas proíbe que venha a ser destruído ou descaracterizado. Logo, um bem tombado não necessita ser desapropriado.

 
Um bem tombado pode ser alugado ou vendido?

Sim. Desde que o bem continue sendo preservado. Não existe qualquer impedimento para a venda, aluguel ou herança de um bem tombado. No caso de venda, deve ser feita uma comunicação prévia à instituição que efetuou o tombamento, para que esta manifeste seu interesse na compra do mesmo.


O Tombamento preserva? 

Sim. O Tombamento é a primeira ação a ser tomada para a preservação dos bens culturais, na medida que impede legalmente a sua destruição.  No caso de bens culturais, preservar não é só a memória coletiva, mas todos os esforços e recursos já investidos para sua construção. A preservação somente se torna visível para todos quando um bem cultural se encontra em bom estado de conservação, propiciando sua plena utilização.






Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa deste blog!
    Nós, brasileiros, infelizmente não temos a noção da importância da preservação de nossa memória e identidade através dos meios físicos e culturais onde vivemos.
    Acreditamos que somente grandes museus ou monumentos consagrados devem ser preservados e nos esquecemos que muito do que hoje é patrimônio, em sua origem foi mais um dos muitos objetos ou fatos cotidianos.

    Fernando Pessoa disse que “tudo vale a pena quando a alma não é pequena”!
    Continue com o trabalho deste blog, mesmo que tenha a sensação de que está pregando no deserto. Para que uma multidão se interesse por um discurso, às vezes é necessário despertar primeiramente a atenção de uns poucos indivíduos.

    Um abraço e boa sorte para todos nós.

    ResponderExcluir