terça-feira, 10 de setembro de 2013

O Largo do Théberge - Ico-CE

O Largo do Théberge antes de ser calçada e ganhar praça.
Observem quão ampla é.
    
   O sítio histórico de Icó apresenta uma característica urbanística singular: o Largo do Theberge, uma ampla e extensa esplanada que se inicia na praça da cadeia e do teatro e se estende até a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, hoje interrompida pela nova Igreja do Senhor do Bonfim. Esse espaço privilegiado antigamente era o sítio onde as boiadas descansavam e eram comercializadas, na vizinhança do rio Salgado, num tempo em que Icó era uma das maiores feiras de gado do nordeste colonial.
Na sua periferia situam-se o Teatro da Ribeira, o sobrado do Barão do Crato, as Igrejas Matriz de Nossa Senhora da Expectação e de Nosso Senhor do Bonfim, a Casa de Câmara e Cadeia e os sobrados da Paróquia e do Canela Preta, além de um sem número  de pequenas casas térreas cujas fachadas exibem os arranjos formais e cromáticos típicos da arquitetura popular.
Para alguns estudiosos, esse lugar da cidade conforma um rossio, por suas dimensões avantajadas e pela presença de muitas edificações de prestigio, evidenciando ainda a influência urbanística pombalina imposta pelas normas da coroa portuguesa.
  Mediante a utilização de recursos do Programa Monumenta e do Governo do Estado do Ceará, e com o apoio técnico da 4ªSR/IPHAN foi o logradouro recuperado e valorizado com a implantação de pavimentação, jardins e projeto luminotécnico, transformando-se no principal local público de Icó, onde se realizam festas populares, forrós, celebrações religiosas e, no final de cada ano, a concorridíssima Festa do Senhor do Bonfim, a terceira romaria do Ceará.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário